Porque é que a Dieta3Passos o ajuda a manter o peso perdido?
Porque é que a Dieta3Passos o ajuda a manter o peso perdido?
A luta contra o excesso de peso é uma batalha contínua para muitos. E na esmagadora maioria das vezes, perder peso é a parte mais simples da jornada, já manter o peso perdido é o verdadeiro desafio. A Dieta3Passos, é um programa de emagrecimento cientificamente validado, desenhado especificamente para o ajudar a perder o peso pretendido e aprender a mantê-lo. Quer saber como? Nós explicamos!
Emagrecimento:
A Dieta3Passos é um programa de emagrecimento cientificamente validado, sendo as suas principais características nutricionais a redução calórica através da diminuição da ingestão de hidratos de carbono e o ligeiro aumento do consumo de proteína. Conta ainda com um acompanhamento em consulta com nutricionista de frequência semanal e a utilização de suplementos alimentares para potenciar os resultados e garantir a manutenção da saúde ao longo do processo.
Neste programa, o emagrecimento acontece ao longo dos 2 primeiros Passos, onde uns dos objetivos pela é a redução de peso e massa gorda, com preservação da massa muscular.
Manutenção de peso:
Ao atingir os objetivos pretendidos, o nosso paciente atinge também o último Passo do programa, a manutenção e gestão de peso. Sabemos que para muitos esta é a etapa mais desafiante, mas não a impossível! Ao longo das etapas de emagrecimento da Dieta3Passos, através das consultas semanais com o nutricionista e da aplicação de estratégias de coaching nutricional, fomos preparando o nosso paciente para o sucesso a longo prazo.
No 3º Passo é feito o gradual ajuste da ingestão de hidratos de carbono, garantindo a adequação da ingestão dos mesmos e também a variedade alimentar. O que significa isso? Que ao terminar o acompanhamento nutricional o paciente sabe exatamente o que comer no dia-a-dia para conseguir manter o peso. Mas calma… isto não significa que a alimentação não poderá nunca mais contemplar alimentos ou pratos diferentes, até porque isso seria irrealista. Também por isso, ao longo deste Passo, o paciente é ensinado a fazer os ajustes necessários aos momentos em que a sua alimentação é diferente da habitual, seja por causa de uma festa, férias, viagens ou qualquer outra situação. E se não houver margem para ajustes atempadamente? O nosso paciente saberá exatamente que estratégias de recuperação pode aplicar para evitar o reganho de peso. Nesta altura também os suplementos vão sendo retirados de forma gradual, já que o seu papel como coadjuvantes de perda de peso deixa de fazer sentido.
A par de todo o acompanhamento e ensino que é feito nesta etapa, vamos gradualmente diminuindo a frequência de consultas. Porquê? Para capacitar o nosso paciente a ser autónomo nas suas escolhas ao mesmo tempo que o apoiamos e monitorizamos neste processo. Por isso, o acompanhamento semanal das etapas de emagrecimento, neste Passo começa a ser quinzenal, mensal ou trimestral (de acordo com a evolução do paciente). Mantemos, contudo, o acompanhamento durante o período mínimo de 1 ano, já que a ciência nos demonstra que a manutenção de peso perdido no primeiro ano após a perda é um fator de sucesso a longo prazo.
Como pode perceber, a estrutura da Dieta3Passos foi concebida de forma a capacitar os pacientes a serem autónomos no que diz respeito à sua gestão de peso. Mas e se algo falhar e a pessoa não conseguir fazê-lo? Então estaremos cá, sem qualquer tipo de julgamentos, prontos para ajudar novamente.
Resumindo:
- Ao longo das etapas de emagrecimento, as consultas semanais com nutricionista e a aplicação de estratégias de coaching nutricional vão trabalhando os conhecimentos nutricionais e a mentalidade perante a gestão de peso.
- Na manutenção, o plano alimentar será ajustado às necessidades para que haja facilidade em manter o peso perdido.
- Na manutenção, é ensinado como devem ser feitos os ajustes às mudanças alimentares, bem como estratégias de recuperação do peso (em caso de necessidade).
- Nesta última etapa, as consultas são gradualmente afastadas temporalmente para capacitar o nosso paciente a ser autónomo nas suas escolhas ao mesmo tempo que o apoiamos e monitorizamos neste processo. Este acompanhamento, dura pelo menos 1 ano.