Truques para cozinhar sem desperdício
Está familiarizado com o movimento “Zero Desperdício”?
Esta prática evita o desperdício de comida, aproveitando as sobras para fazer outras refeições. Esta abordagem surgiu há muitos anos atrás, quando se vivia uma época de escassez alimentar e era necessário tirar o máximo partido de cada alimento.
Segundo o Conselho Europeu, todos os anos são desperdiçadas milhões de toneladas de alimentos na União Europeia e por isso muitas famílias estão a tentar alterar a sua abordagem de modo a evitar este cenário.
Uma grande parte do desperdício alimentar acontece em casa, quantas vezes não se esqueceu de um alimento que estava no fundo de um armário ou “perdido” no frigorífico? Ou então aquelas sobras de comida que não faz ideia como reutilizar e acabam por ir para o lixo?
Quer saber como pode fazer? Acredite que cozinhar as “sobras” não só irá permitir viver de uma forma sustentável, como também reduzir o impacto no ambiente, poupar tempo e dinheiro. Aproveite tudo, não desperdice nada!
Evite desperdiçar hortofrutícolas
Por vezes acabamos por não utilizar os alimentos na sua totalidade, como por exemplo a cebola, cenoura ou até pimentos e acabamos por guardar a outra parte no frigorífico que fica “esquecida” e acaba por se estragar. Para evitar que isto aconteça, antes de reservar corte os restos em cubos ou fatias e faça, por exemplo, um prato de legumes salteados para acompanhar a sua refeição principal.
E o que fazer com as cascas de batata, cenoura ou abóbora? Pode sempre preparar um snack, agora muito na moda, as chamadas “lascas”. Lave muito bem as cascas e “frite-as” (na airfryer ou forno), vai ficar com um snack altamente estaladiço e delicioso!
Quando já tem fruta muito madura pode sempre dar-lhe uma segunda vida fazendo um doce ou uma compota ou até mesmo congelar para utilizar em outras ocasiões.
As cascas das frutas e dos legumes também devem sempre ser reaproveitadas uma vez que são muito ricas em vitaminas e minerais. Por exemplo, a casca da maçã contém 2 a 4 vezes mais vitamina C e antioxidantes do que o interior; as cascas dos citrinos quando fervidas parecem favorecer o funcionamento intestinal; e a parte verde do alho francês contém inúmeras vitaminas como vitamina A, B9 e C.
Aproveite as sobras de carne ou peixe
Muitas vezes não sabemos o que fazer aos restos de bifes que nos sobram da refeição, qual a solução mais fácil e eficaz? Picar! Assim, pode ir juntando várias sobras, pique tudo e congele e fica com uma alternativa para uma próxima refeição.
Quanto aos restos de peixe pode sempre utilizar para preparar outros pratos, junte as sobras de peixe, adicione alguns legumes e por fim coloque um pouco de sumo de limão. Assim, fica com mais uma refeição prática, simples e com zero desperdício.
Utilize todos as partes dos alimentos e utilize os produtos ao máximo
As sobras dos alimentos podem-se estender a outros usos que não apenas os culinários, as cascas de ovo podem ser utilizadas como fertilizante para plantas ou para esfregar as panelas da cozinha e a casca da banana pode ser utilizada na pele uma vez que tem uma ação calmante e purificante.