Como organizar marmitas saudáveis para levar para o trabalho


Se quer manter uma alimentação saudável e evitar os sobressaltos do dia-a-dia, então preparar uma marmita para levar para o trabalho é uma ótima opção. Assim, tem a certeza de que vai comer refeições caseiras mais saudáveis, controla melhor o tamanho das porções e o tipo de ingredientes que ingere. Outra vantagem de optar por levar uma marmita caseira para o trabalho, é que além de beneficiar a sua saúde acaba por poupar dinheiro. A Dieta3Passos deixa-lhe algumas dicas para organizar as suas marmitas com sucesso.
Planeie as refeições da semana
Planear as refeições para a semana é um dos primeiros passos para conseguir manter uma alimentação equilibrada. Defina um menu variado, que inclua fontes de proteínas, hortícolas variados, gorduras saudáveis e hidratos de carbono de baixo índice glicémico. Favoreça alimentos frescos e de preferência pouco processados. Faça uma lista de compras com base no menu que definiu para evitar o desperdício alimentar, mas também compras de impulso. Pode optar por preparar algumas refeições com antecedência, por exemplo no fim de semana, ou cozinhar em maior quantidade na refeição do jantar de modo a ter sobras que possa usar para o dia seguinte. Procure ter sempre disponíveis na sua despensa e/ou frigorífico alguns snacks que possa incluir na sua marmita: ovos cozidos, frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, etc.), queijo magro, iogurtes, gelatina light, fruta fresca, pão integral, tremoços, etc.
Métodos de confeção
Ao preparar marmitas saudáveis para levar para o trabalho, é desejável escolher métodos de confeção saudáveis e que reduzam o uso gordura em excesso. Cozinhar a vapor é uma excelente opção para manter o sabor e a textura dos vegetais, grelhar ou assar carnes e peixes ajuda a realçar sabores. Saltear com um fio de azeite é também uma opção equilibrada para preparar hortícolas, carnes e mariscos. Cozer os alimentos em pouca água, preparar estufados e sopas, são também opções vencedoras. Estas técnicas de confeção prestam-se a refeições equilibradas e práticas para o dia a dia no trabalho.
Armazenamento e transporte das marmitas
Para manter a frescura e o sabor dos alimentos ao longo do dia, deve ter especial atenção à forma como guarda e transporta as refeições. Dê preferência a recipientes de vidro ou silicone, se possível evite os recipientes de plástico dado que na generalidade contém substâncias com potencial efeito de disrupção endócrina. Separe os alimentos em diferentes recipientes ou divisórias de modo a conseguir preservar melhor sabores e texturas. Tenha o cuidado de usar recipientes que possam ir ao micro-ondas, no caso das refeições que precisam ser aquecidas. E não se esqueça de reservar as refeições no frigorifico e usar uma bolsa térmica para o transporte, sempre que possível.
Sugestões de refeições saudáveis
- Gaspacho
- Creme de abóbora com manjericão
- Sopa de beterraba
- Quiche fingida de frango
- Noodles de curgete com camarão e pesto de salsa
- Peru assado com lima
- Polvo com grelos de nabo
- Curgete recheada com frango
Sugestões de snacks saudáveis
- Mini-quiches
- Wrap de frango
- Sandwich de peito de frango
- Smoothie lilás detox
- Oopsies com queijo creme
- Gelatina com iogurte e framboesas
- Grão de bico crocante
- Overnight oats de kiwi
E porque os imprevistos acontecem, tenha sempre à mão opções da linha de alimentação da Dieta3Passos, assim quando não tiver tempo de preparar algo, já tem a refeição garantida.