• Give us a call

    808 200 333

    Centro de Contacto - Dias úteis das 9h às 18h

  • Shipping

    Envio Grátis

    para Portugal Continental para encomendas a partir de 25€

Como manter a dieta nos santos populares?

Como manter a dieta nos santos populares?
Como manter a dieta nos santos populares?
Partilhar:
Partilhar:

Como manter a dieta nos santos populares?

 

Junho é o mês dos santos populares com festas e arraiais de norte a sul do país. No Santo António não podem faltar manjericos e marchas populares, já no São João há alho-porro, martelos de plástico e balões de ar quente coloridos. Mas em festa dos santos populares que se preze, para além da música animada e diversão, não pode faltar a comida tradicional: sardinhas assadas no pão, caldo verde e bebida à descrição. Se está em dieta e tem receio de fazer alguma asneira que possa comprometer os seus resultados, não se preocupe! Com algumas dicas simples, é possível desfrutar dos Santos Populares sem comprometer os seus objetivos de saúde e bem-estar.

 

  1. Comece pelos hortícolas

Experimente iniciar a refeição com os hortícolas, para ingerir mais vitaminas, minerais e fibras, e assim contribuir para que sinta mais saciedade. Pode iniciar a refeição com uma bela salada colorida (alface, tomate, pepino e pimento), temperada com vinagre e azeite (mas com moderação), ou com uma sopa: um reconfortante caldo verde. Esta sopa tradicional preparada com base de batata e finalizada com chouriço tem, contudo, maior teor de calorias e hidratos de carbono. Mas pode optar por preparar o caldo verde numa versão low carb com base de curgete, alho-francês e couve-flor.

 

  1. Aposte nas sardinhas

Durante as festas dos Santos Populares, encontra uma grande variedade de comidas tentadoras, como sardinhas assadas, carne de porco grelhada, enchidos e muito mais. Das várias opções disponíveis, dê primazia às sardinhas, que são ricas em ómega 3 (EPA e DHA), ácidos gordos essenciais benéficos para a saúde cardiovascular, concentração e memória. Contém também vitamina D útil para o sistema imunitário e saúde óssea. Sendo um peixe de porte pequeno apresenta menor risco de contaminação por metais pesados (mercúrio ou cádmio) do que peixes maiores (espadarte, atum). Mas atenção não abuse do pão, como acompanhamento das sardinhas, prefira antes uma salada.

 

  1. Mantenha-se bem hidratado

Beba bastante água ao longo do dia e dê preferência a bebidas sem adição de açúcar durante as festas, tais como: água mineral, água aromatizada com frutas cítricas, chá gelado, cola light ou redbull ligth. E se lhe apetecer tomar alguma bebida alcoólica, prefira uma cerveja ou um copo de vinho, que são opções menos calóricas do que caipirinha, sangria, gin ou vodka.

 

  1. Não se deixe levar pelas tentações

Arroz doce, farturas, algodão doce e gelados podem parecer irresistíveis, mas lembre-se do seu objetivo. Mantenha o foco nos alimentos que estão alinhados com o seu plano alimentar e propósito de saúde, e evite as tentações que possam sabotar o seu progresso.

 

  1. Encontre o equilíbrio

Não é uma exceção à regra, numa festa pontual, que vai sabotar todo o seu progresso. Se nas festas dos Santos Populares se permitiu comer um pouco mais do que o habitual, não se culpabilize. O importante é voltar a ser fiel à sua rotina, com um estilo de vida ativo e uma alimentação saudável.

 

Comece agora a fazer por si