• Give us a call

    808 200 333

    Centro de Contacto - Dias úteis das 9h às 18h

  • Shipping

    Envio Grátis

    para Portugal Continental para encomendas a partir de 25€

Como colocar mais vegetais nas receitas da sua família?

Como colocar mais vegetais nas receitas da sua família?
Como colocar mais vegetais nas receitas da sua família?
Partilhar:
Partilhar:

Já sabemos que de miúdos a graúdos, muitos torcem o nariz perante vegetais.

Ora, sabendo que eles são uma fonte importante de vitaminas, minerais, fitoquímicos e outros compostos benéficos, é essencial que façam parte da rotina diária de todos.

Mas o que fazer quando, lá por casa, se recusam a consumir vegetais (ou apenas a alguns deles)?

A Dieta3Passos®️ deixa-lhe algumas sugestões para estimular o consumo destes alimentos.

 

Mude a forma de preparação

A recusa de determinado alimento pode prender-se com o facto deste nos ser apresentado numa preparação que não nos agrada. Então o que fazer? Experimente mudar a forma como prepara o alimento!

Se por exemplo costuma cozer brócolos até ficarem muito bem cozidos e moles, experimente diferentes pontos de cozedura, já que uma textura mais crocante pode ser mais agradável para os restantes elementos da família. Pode também optar por apresentar o alimento sob a forma de puré, cozinhá-lo de outra maneira (saltear ou assar, por exemplo) e misturar com outros ingredientes que têm maior aceitação (polvilhado com queijo ralado magro, por exemplo).

 

Incorpore em diferentes receitas

Muitas vezes a melhor forma de incentivar a aceitação de determinado alimento, passa por ir, aos poucos e poucos, estimulando o contacto do paladar com o mesmo. E isto pode ser algo tão simples como colocar pequenas porções do vegetal em alimentos comuns aí por casa, de forma a haver habituação gradual ao sabor daquele alimento.

Alguns exemplos podem ser misturar vegetais ralados na carne de hambúrgueres ou almondegas, juntar puré de vegetais ao puré de batata, acrescentar legumes picados na omelete ou aventurar-se a fazer sobremesas com vegetais, tal como bolo de espinafres e panquecas cor-de-rosa (beterraba).

 

Faça sopas

Aqui não há muito por onde enganar. A sopa é uma forma muito válida de consumir vegetais e que minimiza a perda de vitaminas e minerais na cozedura. E se esta é a melhor forma de a sua família não se escapar a estes alimentos, então força! Só não se esqueça que existem inúmeras combinações que pode fazer, o que significa também que pode (e deve!) variar a lista de ingredientes que normalmente usa nestas preparações.

 

Use os molhos como disfarce

Outra forma de incorporar vegetais nos seus pratos favoritos pode ser usando o molho do mesmo como disfarce. Opções como assados e estufados podem ser os seus maiores aliados. Para isso só tem que adicionar os vegetais que achar por bem aquando da preparação dos alimentos, e antes de servir, com recurso a uma varinha mágica ou processador, triture todos os ingredientes do molho.

 

Envolva a família na preparação das refeições

Esta sugestão aplica-se mais no caso das crianças, já que a sua participação na preparação de refeições estimula o seu contacto com os alimentos e pode despertar a sua curiosidade sobre os mesmos. Por isso, com a devida supervisão, convide os seus filhos a ajudarem a preparar o almoço e/ou jantar e durante esse momento, incentive-os a provar alguns alimentos que estão a utilizar ou questione sobre como eles acham que os podem tornar ainda mais deliciosos.

Comece agora a fazer por si