Arrume o seu frigorífico, arrume a sua dieta
Alguma vez reparou na relação que pode existir entre o frigorífico e a qualidade da sua dieta? Organizar corretamente o frigorífico é um passo muito importante para o sucesso da sua dieta. É relativamente comum abrirmos a porta do frigorífico à procura de algo para comer, e se este não estiver bem organizado, é fácil escolher opções mais calóricas que comprometem a adesão a uma alimentação saudável. Por isso, a DIETA3PASSOS® explica-lhe como organizar o frigorífico para não o deixar cair em tentação.
Lavar e limpar
É fundamental lavar e limpar o frigorífico, desejavelmente de 15 em 15 dias, para evitar o desenvolvimento indesejável de microrganismos nocivos e bactérias que possam contaminar os alimentos. Tenha o cuidado de retirar os alimentos das embalagens de cartão dado que estas podem representar um foco de contaminação.
Planear o abastecimento
De forma a evitar excessos e desperdícios alimentares, procure planear ementas saudáveis, antes de fazer a lista de compras no supermercado. Deste modo, compra os alimentos certos, nas quantidades adequadas para serem consumidos e evita encher em demasia o frigorífico. Até porque, se o frigorífico estiver excessivamente cheio, isso irá prejudicar a circulação de ar e a conservação adequada dos alimentos.
Antecipar necessidades
Procure abastecer o frigorífico com saladas de folhas pré-lavadas, porções de legumes higienizados e cortados em tiras (por ex.: pepino, aipo e cenoura), iogurtes e queijos magros, charcutarias magras, assim como ovos cozidos. Deste modo, quando sentir fome é mais é fácil fazer escolhas saudáveis e não se deixar vencer pela falta de tempo e sabotar a sua dieta.
Acondicionar alimentos
Acondicionar os alimentos dentro de recipientes de vidro, de caixas ou sacos de plástico minimiza a acumulação de resíduos no frigorífico. Também dificulta a propagação de odores e, ainda facilita a preservação das caraterísticas nutricionais e organoléticas dos alimentos.
Tenha atenção às validades
Tenha atenção aos prazos de validade e adote a máxima “First In, First Out”, ou seja, devemos consumir em primeiro lugar os alimentos que têm um prazo de validade mais curto. É fundamental retirar do frigorífico os alimentos cujo prazo de validade esteja ultrapassado, para garantir segurança alimentar e evitar o risco de intoxicações. Também pode optar por etiquetar com a data os recipientes onde acondiciona alimentos preparados por si para evitar esquecimentos.
Organizar por zonas
Ao manter o seu frigorífico organizado, consegue ter uma visão mais abrangente dos alimentos que tem disponíveis. Para otimizar o espaço, pode destinar prateleiras específicas para diferentes grupos de alimentos, tais como frutas, hortaliças e legumes, laticínios, charcutarias e proteínas.
Porta – por ser a região do frigorífico que sofre maior variação térmica é usada para colocar comida menos perecível, por exemplo: molhos, conservas, água, sumos ou manteiga.
Gavetas inferiores – são a zona mais adequada para a conservação de hortofrutícolas e, que devem ser sempre lavados e secos antes de serem colocados no frigorífico. Se estiverem cortados e prontos a consumir, pode guardá-los em caixas de vidro e colocar nas prateleiras acima da gaveta.
Prateleiras intermédias – pode colocar alimentos crus como carne, peixe e marisco. Para evitar contaminações cruzadas, assegure-se que os alimentos crus não estão em contacto com outros alimentos e, sempre que possível, coloque-os em caixas de vidro, tão baixo quanto possível para evitar pingar outros alimentos.
Prateleiras superiores – por ser um dos locais com a temperatura mais estável pode guardar aqui os laticínios e derivados e alimentos cozinhados.
Organizar o seu frigorífico ajuda a facilitar o seu dia-a-dia, mas também beneficia a sua dieta. Não se esqueça que ao preparar um ambiente que favoreça escolhas alimentares mais saudáveis está a investir na sua saúde e bem-estar.