Alimentos da época
Alimentos da época, porquê consumir?
Já se questionou porque as frutas e legumes parecem estar mais suculentos e saborosos em determinadas épocas do ano? Comer de acordo com a sazonalidade é um modo delicioso de experimentar uma variedade de sabores frescos, que confere benefícios para a saúde e para o meio ambiente. A Dieta3Passos deixa-lhe 4 bons motivos para comer de acordo com a sazonalidade.
- Alimentos mais nutritivos
Quando opta por alimentos da época, está a privilegiar produtos que foram colhidos no auge da maturidade. Alimentos que atingiram todo o seu potencial nutricional e que, por isso, estão repletos de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes. Assim, maximiza a ingestão de nutrientes, o que fundamental para se manter com vitalidade e energia.
- Melhor aroma e sabor
Já se deixou seduzir pelo aroma e sabor de morangos ou meloas da época? Os alimentos da estação têm habitualmente um sabor mais pronunciado e autêntico do que os seus equivalentes fora de época. Algo que acontece porque estes são cultivados nas condições ideais, com menor necessidade de produtos químicos ou conservantes para prolongar a sua vida. Não é preciso ser um gastrónomo reputado para perceber a diferença abismal de sabor entre comer um pêssego maduro de um pomar local e outro que foi colhido antes de estar completamente maduro, refrigerado e vendido fora de época.
- Mais económico
Comprar alimentos na época é habitualmente mais económico do que produtos fora de época. Tipicamente esses alimentos não têm de percorrer milhares de quilómetros, nem de atravessar fronteiras ou de crescer em estufas com temperatura controlada, algo que contribui para encarecer o preço dos alimentos. Preferir alimentos da época é uma forma de apoiar e agricultura local e economizar dinheiro. Comprar produtos sazonais no mercado ou diretamente aos produtores, é uma prática mais sustentável e ajuda a preservar tradições alimentares.
- Menos impacto ambiental
Ao comer de acordo com a sazonalidade reduz a necessidade de transportes de longa distância, e diminui as emissões de dióxido de carbono que estão associadas ao transporte dos alimentos. Desse modo consegue reduzir a sua pegada ecológica. Dar preferência a alimentos da época também ajuda reduzir métodos de cultivo intensivos, uso excessivo de pesticidas e fertilizantes, o que contribui para promover uma agricultura mais sustentável.
Em suma, colocar alimentos sazonais no seu prato tem vários benefícios, desde uma alimentação mais nutritiva e saborosa, apoio à economia local e redução do impacto ambiental. Por isso na próxima vez que for às compras lembre-se de incluir o melhor que a estação tem para lhe oferecer, a sua saúde vai agradecer.