Alimentos antioxidantes: quais são e para que servem?
Por isso, hoje em dia, para disfarçar as rugas e os sinais da idade, recorre-se a processos estéticos e a produtos dermatológicos que podem ter um grande impacto na aparência. No entanto, existem alguns alimentos, considerados antioxidantes, que também podem ajudar a retardar o envelhecimento.
Quer aprender que alimentos são antioxidantes e para que servem? A Dieta3Passos® explica!
O que são alimentos ricos em antioxidantes?
Todos os dias estamos expostos a agentes agressores, chamados radicais livres, que atacam o organismo. Eles são a causa para o envelhecimento precoce e para maior risco de desenvolvimento de doenças inflamatórias. Para auxiliar o combate a essas substâncias existem os antioxidantes que conseguem estabilizar os radicais livres.
O organismo dispõe de antioxidantes internos, mas convém ter uma alimentação que forneça antioxidantes para reforçar a defesa. Dietas ricas em alimentos processados, pobres em hortícolas e fruta e pouco variadas, faz com que a obtenção de antioxidantes pela alimentação fique comprometida.
Os alimentos ricos em antioxidantes são alimentos que favorecem o bom funcionamento das células de todo o organismo, prevenindo o aparecimento de algumas doenças.
Quais os alimentos antioxidantes?
Existe uma grande variedade de alimentos ricos em antioxidantes, dos quais salientamos as frutas, os vegetais, os frutos gordos, sementes e grãos. Mas algumas ervas aromáticas e especiarias também podem fornecer antioxidantes.
Estes alimentos são aqueles que contêm maior teor de vitamina A, C ou E e de alguns minerais, tais como selénio e zinco.
A Dieta3Passos® deixa-lhe alguns exemplos de alimentos antioxidantes:
Frutos Vermelhos:
- Morangos
- Framboesa
- Mirtlilos
- Amoras
Outras Frutas:
- Limão
- Laranja
- Kiwi
- Mamão
Hortícolas:
- Brócolos
- Espinafres
- Tomate
- Cenoura
Frutos Gordos e Sementes:
- Amêndoas
- Nozes
- Castanha do Pará
- Sementes de Linhaça
- Sementes de Chia
- Sementes de Girassol
Assim, ao garantir o consumo de antioxidantes através da alimentação, está a reforçar as defesas do seu organismo. Contudo, importa ressalvar que outros hábitos tóxicos podem aumentar a exposição a agentes agressores, tais como o stresse, o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e fast-food, e exposição solar excessiva. Por isso, é muito importante adotar hábitos saudáveis para aumentar, não só a longevidade, mas também a qualidade de vida!