Quantas calorias têm as comidas típicas das romarias?
Quantas calorias têm as comidas típicas das romarias?
Em Portugal, as romarias são eventos culturais e religiosos muito apreciados, que atraem multidões de fiéis e turistas de todas as partes do país e do mundo. Essas festividades não só celebram tradições religiosas, mas também oferecem opções gastronómicas típicas e que fazem parte integrante da experiência.
Porém, se quer desfrutar dessa tradição alimentar, é importante que esteja ciente das suas implicações nutricionais, especialmente no que diz respeito ao teor calórico.
Quantas calorias têm então alguns dos alimentos mais consumidos nas romarias?
- 1 cachorro quente: cerca de 700 kcal;
- 1 pão com chouriço: cerca de 550 kcal:
- 1 churro recheado: cerca de 590 kcal;
- 1 fartura: cerca de 290 kcal;
- 1 churrito: cerca de 85 kcal;
- 1 pacote de pipocas doces: cerca de 520 kcal;
- 1 algodão doce: cerca de 110 kcal;
Obviamente, o valor calórico total pode variar de acordo com muitos fatores, por exemplo se coloca ou não molhos no cachorro quente, qual o recheio da sua fartura ou se esta, não sendo recheada, tem ou não cobertura de açúcar.
A verdade é que o impacto que estes alimentos tradicionais da ocasião podem ter no seu saldo energético, pode não ser assim tão inocente. Por esse motivo, a Dieta3Passos® deixa-lhe algumas estratégias para que os consuma de forma consciente.
- Tenha equilíbrio e moderação
Desfrute dos alimentos da sua preferência, mas em porções moderadas para controlar a ingestão calórica. Que queremos dizer? Talvez não precise de comer 3 farturas ou 1 pacote de pipocas sozinho…
- Faça escolhas inteligentes
Saber escolher é válido para o momento, mas também para o seu planeamento do mesmo. Por isso, privilegie, dentro dos seus gostos e agora que sabe o impacto calórico dos alimentos, aqueles que fornecem menos calorias por porção/unidades. Para além disso, sabendo que vai à romaria e que possivelmente irá consumir algum destes alimentos, pode sempre planear o seu dia alimentar com pratos e refeições mais leves para que a balança fique mais equilibrada.
- Hidrate-se adequadamente
Quem nunca, depois de comer um doce ou salgado, ficou cheio de sede? Beba água regularmente para se manter hidratado e não confundir sede com fome. Sim, leu bem. Água… Evitar sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas irá não só garantir-lhe melhor hidratação, como ajuda a poupar calorias.
- Mexa-se
Seja nas procissões, jogos tradicionais ou nos bailes, as romarias são também uma ótima oportunidade para se movimentar. Por isso, aproveite a ocasião para se divertir e gastar as calorias extra que ingeriu, ou vai ingerir.
Ao fazer escolhas conscientes é possível desfrutar plenamente da experiência sem comprometer a saúde. Por isso, já sabe, tenha moderação e aproveite a romaria!