• Give us a call

    808 200 333

    Centro de Contacto - Dias úteis das 9h às 18h

  • Shipping

    Envio Grátis

    para Portugal Continental para encomendas a partir de 25€

5 Mitos nutricionais desvendados

5 Mitos nutricionais desvendados
5 Mitos nutricionais desvendados
Partilhar:
Partilhar:

No que respeita à nutrição existem muitos mitos que podem confundir quem quer seguir uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes essenciais para o seu bem-estar. Estamos constantemente a ouvir falar sobre o que é certo e errado no mundo da nutrição. Mas, afinal, será que podemos tomar tudo como certo?  Provavelmente não!

Neste artigo a Dieta3Passos® esclarece quais os principais mitos sobre nutrição e porque deve deixar de acreditar neles.

 

  1. O pão engorda

Mito. Nenhum alimento isoladamente tem a capacidade de levar ao ganho ou à perda de peso. Para que haja ganho de peso é necessário existir um balanço energético positivo, ou seja, tem que estar a consumir mais calorias do que as que está a gastar. Assim, se o pão for consumido, com conta, peso e medida e de modo integrado num plano alimentar equilibrado pode perfeitamente fazer parte de uma alimentação saudável. É claro que, deve ter atenção à guarnição que coloca no pão e dar preferência à versão integral, que contém mais fibras, vitaminas e minerais.

 

  1. Beber água com limão em jejum emagrece

Mito. A evidência científica até à data não sustenta as alegações de que beber água com limão em jejum tenha o poder milagroso de ajudar a emagrecer. Acrescentar sumo de limão à água pode ser uma forma de conferir algum sabor, para aumentar o seu consumo e ajudar a hidratar, mas não apresenta maior benefício quando comparado com a ingestão de água natural.

 

  1. Para emagrecer não posso comer gorduras

Mito. Apesar da gordura ter o dobro da densidade energética dos hidratos de carbono e da proteína, isso não deve contribuir para a fobia de gorduras. Todos precisamos de ingerir uma determinada quantidade de gordura na nossa alimentação. Estas ajudam-nos a absorver as vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K, fornecem energia e podem ajudar a combater a inflamação. São exemplos de boas gorduras de origem vegetal, azeite, frutos oleaginosos e abacate. E ainda as gorduras com ómega-3 presentes nos peixes gordos, tais como: sardinha, cavala e salmão.

 

  1. Beber leite faz mal

Mito. O consumo de leite apenas é desaconselhado para pessoas que tenham intolerância à lactose e/ou alergia à proteína do leite.

Aliás, o leite, assim como outros laticínios, faz parte integrante da roda dos alimentos. É um alimento rico em proteínas de alto valor biológico, contém todos os aminoácidos essenciais, e em vitaminas e minerais como o cálcio e o fósforo.

 

  1. As gemas do ovo são prejudiciais para a saúde

Mito. Erradamente, o colesterol proveniente da dieta tem vindo a ser acusado de ser responsável pela subida dos níveis de colesterol sanguíneo. Pelo contrário, as gorduras saturadas e as gorduras trans têm um papel mais prejudicial no aumento dos níveis de colesterol no sangue. Apesar de as gemas dos ovos conterem colesterol, têm pouca gordura saturada, motivo pelo qual, o ovo inteiro pode fazer parte de uma dieta saudável e, na maioria das pessoas, não impacta de modo significativo os níveis de colesterol sanguíneo e de doenças cardíacas.

Comece agora a fazer por si