6 razões para ingerir chlorella
O nome pode parecer-lhe estranho, mas as propriedades deste superalimento não o irão deixar indiferente!
A chlorella é uma microalga verde de água doce. A potência dos seus efeitos provém da junção dos seus componentes, que são mais poderosos unidos do que quando ingeridos separadamente. A alga é composta por uma camada exterior não digerível, responsável pela ação desintoxicante, e uma componente interna onde está inserido o seu valor nutritivo.
Para serem colocadas à venda, as algas são desidratadas, transformadas em pó e vendidas em lojas de produtos naturais sob a forma de comprimidos ou em pó, adicionado a alimentos ou bebidas, de acordo com as instruções encontradas no rótulo do produto. Esta desidratação da chlorella concentra todos os seus nutrientes, acentuando os seus benefícios.
Nunca exceda a dose recomendada no rótulo, aconselhe-se com um nutricionista antes de ingerir este alimento.
Porque deve ingerir chlorella?
- Poder desintoxicante
O dia a dia expõe o seu organismo a vários agentes prejudiciais que, com o tempo, vão-se acumulando. Aqui entra o poder desintoxicante da chlorella. A alga impede não apenas que toxinas se acumulem nos órgãos, como também elimina as toxinas já presentes no corpo, numa ação semelhante a um envelope que envolve as substâncias tóxicas e as expele.
- Aceleração da cicatrização
A chlorella possui o Fator de Crescimento Chlorella (FCC), um composto raro conhecido pela sua capacidade de regeneração e reparação de tecidos, sendo esta uma das razões mais interessantes para ingerir a alga.
O FCC contém níveis elevados de compostos utilizados como matéria prima para a construção celular, tornando assim possível acelerar o processo de cicatrização, bem como a recuperação de lesões. Este composto também ajuda a retardar o envelhecimento, auxilia no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, promove o fortalecimento de ossos enfraquecidos pela osteoporose e cicatrização de feridas em diabéticos.
- Poder antioxidante e de rejuvenescimento
Infelizmente, a chlorella não é capaz de parar o tempo, mas pode ajudar a combater algumas das suas consequências indesejáveis! Quer saber como?
É rica em clorofila e por isso, torna-a num agente antioxidante bastante eficaz. O consumo de antioxidantes é particularmente útil no combate aos efeitos indesejáveis dos radicais livres, moléculas responsáveis pelo aparecimento de sinais prematuros do envelhecimento e por danificar células.
A chlorella combate os radicais livres graças à presença de antioxidantes e também das vitaminas A e C, indispensáveis para a síntese de colágeno, proteína que dá firmeza e um aspeto jovem à pele.
- Prevenção do diabetes
A diabetes tipo II é causada por um aumento da resistência à insulina, hormona responsável pelo metabolismo de açúcar no sangue. O consumo de chlorella aumenta a sensibilidade à insulina e promove o controlo dos níveis de açúcar no sangue, prevenindo assim o aparecimento da diabetes.
- Combate o cancro
A chlorella estimula a atividade de glóbulos brancos (macrófagos e das células T), células defensoras do organismo, aumentando a capacidade do sistema imunitário de combater células tumorais, vírus, bactérias e outros potenciais agressores. Adicionalmente, os carotenoides da alga previnem a oxidação das células, uma das principais causas da doença.
- Ajuda na perda de peso
São vários os fatores que fazem deste superalimento uma grande ajuda na perda de peso.
Por ser uma boa fonte proteica, a chlorella tem a capacidade de promover a saciedade e a manutenção da massa muscular. Paralelamente, por ter uma parede celular rica em fibra, a chlorella ajuda a reduzir o apetite, melhora a digestão e o trânsito intestinal e atua no metabolismo de gorduras, favorecendo a sua metabolização e diminuindo as reservas existentes.
Pretende emagrecer, melhorar a sensibilidade à insulina, sentir mais saciedade, melhorar o funcionamento intestinal e gastar as suas reservas de gordura? Então mantenha a chlorella por perto, ela é um poderoso aliado!