• Give us a call

    808 200 333

    Centro de Contacto - Dias úteis das 9h às 18h

  • Shipping

    Envio Grátis

    para Portugal Continental para encomendas a partir de 25€

10 dicas para reduzir o desperdício alimentar

10 dicas para reduzir o desperdício alimentar
10 dicas para reduzir o desperdício alimentar
Partilhar:
Partilhar:

10 dicas para reduzir o desperdício alimentar

 

O desperdício alimentar é um problema global que afeta não apenas o meio ambiente, mas também a economia e o bem-estar social. Estima-se que cerca de um terço de todos os alimentos produzidos no mundo sejam desperdiçados, o que significa que milhões de toneladas de alimentos, que poderiam alimentar pessoas, são deitados fora. Para combater esse problema, é essencial que cada um adote práticas conscientes no seu dia a dia.

A Dieta3Passos deixa-lhe algumas dicas que pode colocar diariamente em prática para reduzir o desperdício alimentar:

 

  1. Planeie as refeições

Uma das principais causas do desperdício é a compra exagerada de alimentos. Planear as refeições da semana antes de ir ao supermercado pode ajudar a evitar o excesso. Faça uma lista de compras baseada no que realmente precisa e tente cumpri-la, evitando comprar itens extras por impulso. Ao organizar o menu semanal, também pode priorizar alimentos que estão mais próximos da data de validade e poupar, não só o ambiente como na carteira.

 

  1. Compre apenas o necessário

Embora promoções de grandes quantidades possam parecer vantajosas, se não consumir tudo a tempo, o que parecia uma economia transforma-se em desperdício. Compre frutas, verduras e outros alimentos frescos em quantidades adequadas para o consumo da sua família, evitando que estraguem antes de serem usados e aproveite esse tipo de promoções em produtos com prazos de validade mais alargado como conservas, leguminosas secas, arroz ou massa.

 

  1. Armazene os alimentos corretamente

Saber como armazenar alimentos de forma adequada é fundamental para prolongar a sua durabilidade. Guarde frutas e vegetais no compartimento correto do frigorifico, a gaveta, evite guardar produtos perecíveis à temperatura ambiente e use recipientes adequados para os conservar. Verifique também as datas de validade e organize sua despensa de forma a utilizar primeiro os produtos que estão mais próximos da data de validade.

 

  1. Use todas as partes do alimento

Muitas partes dos alimentos, que geralmente são descartadas, podem ser utilizadas em receitas. Talos, folhas e cascas de vegetais, por exemplo, são ricos em nutrientes e podem ser transformados em caldos, sopas ou sumos. Aproveitar todas as partes comestíveis dos alimentos é uma forma inteligente de reduzir o desperdício.

 

  1. Congele sobras

Se cozinhou a mais, congele as sobras. Isto é especialmente útil para refeições como sopas, ensopados e massas. Dessa forma, evita que os alimentos se estraguem e ainda garante uma refeição pronta para dias em que está sem tempo para cozinhar.

 

  1. Aproveite o que está perto do prazo de validade

Quando perceber que algum alimento está próximo do prazo de validade, priorize o seu consumo. Use a criatividade e transforme ingredientes em receitas diferentes, como compotas, molhos ou bolos. Isso ajuda a evitar que alimentos ainda bons sejam deitados fora por terem ultrapassado a data de validade.

 

  1. Controle porções

Outra forma eficaz de reduzir o desperdício é controlar as porções que coloca no prato. Muitas vezes, servimos mais do que conseguimos comer, e o que sobra acaba no lixo. Sirva-se de pequenas porções e, se ainda estiver com fome, repita. Assim, evita-se o desperdício de alimentos prontos.

 

  1. Doe alimentos que não vai usar

Se percebeu que comprou alimentos que não vai conseguir consumir antes da data de validade, considere doá-los. Muitas instituições aceitam doações de alimentos e redistribuem por pessoas em situação de vulnerabilidade. Para além de evitar o desperdício, ainda ajuda quem precisa.

 

  1. Transforme resíduos em adubo

Se, apesar dos cuidados, ainda houver sobras de alimentos não consumíveis (como cascas e talos), pode compostar esses resíduos. A compostagem transforma restos de alimentos orgânicos em adubo, que pode ser usado em hortas e jardins, fechando o ciclo natural dos nutrientes e ajudando a reduzir a quantidade de lixo encaminhada aos aterros sanitários.

 

  1. Eduque-se e consciencialize os outros

Por fim, educar-se sobre o impacto do desperdício alimentar e compartilhar essa conscientização com amigos e familiares é essencial. Pequenas mudanças de hábito, quando feitas por muitas pessoas, podem gerar um grande impacto na luta contra o desperdício.

 

Reduzir o desperdício alimentar é uma responsabilidade que cabe a todos nós. E como viu, com ações simples, podemos contribuir para um futuro mais sustentável. Ao adotar estas práticas no dia a dia, não só preservamos recursos naturais e diminuímos a quantidade de lixo, mas também valorizamos o trabalho de quem produz os alimentos e ajudamos a criar uma sociedade mais justa e consciente.

Comece agora a fazer por si