• Give us a call

    808 200 333

    Centro de Contacto - Dias úteis das 9h às 18h

  • Shipping

    Envio Grátis

    para Portugal Continental para encomendas a partir de 25€

10 dicas para não deixar que dezembro sabote os seus resultados

10 dicas para não deixar que dezembro sabote os seus resultados
10 dicas para não deixar que dezembro sabote os seus resultados
Partilhar:
Partilhar:

10 dicas para não deixar que dezembro sabote os seus resultados

 

Dezembro é um mês cheio de festas, confraternizações e ocasiões especiais. Para muitos, representa uma verdadeira maratona de encontros, jantares e celebrações que, inevitavelmente, envolvem muita comida deliciosa e bebidas variadas. Por isso, não é de surpreender que tantas pessoas vejam os seus resultados de saúde e bem-estar ameaçados durante essa época do ano. E para quem trabalha o ano inteiro para manter um estilo de vida saudável, o desafio é manter-se firme sem abdicar do prazer e dos convívios sociais.

Mas não tema! A Dieta3Passos dá-lhe 10 dicas para o ajudar a passar por dezembro sem perder de vista os seus objetivos de saúde.

 

  1. Planeie com antecedência

Se já sabe que haverá diversas festas e reuniões, antecipe-se! Planear inclui desde um pequeno-almoço reforçado para evitar exageros mais tarde, até levar um prato saudável para compartilhar. Tenha consciência do calendário e organize-se para que essas refeições especiais não se transformem em dias consecutivos de excessos.

 

  1. Faça boas escolhas

Em festas e jantares, é comum haver muitas opções de alimentos ricos em açúcar e gordura. No entanto, também há alternativas mais leves e equilibradas. Prefira as proteínas magras, saladas e legumes, e evite pratos extremamente gordurosos ou doces em excesso. Pratique a moderação e lembre-se de que o prazer da comida não está apenas na quantidade.

 

  1. Coma devagar e saboreie

O ritmo acelerado de uma festa pode incentivar a uma alimentação desatenta. Comer devagar, mastigando bem os alimentos, ajuda a aumentar a saciedade e evita exageros. Apreciar cada garfada não só ajuda no controlo da quantidade ingerida, como também valoriza a experiência gastronómica.

 

  1. Evite bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são altamente calóricas e muitas vezes vêm acompanhadas de petiscos. Para além disso, o álcool pode estimular o apetite e reduzir a sua determinação em manter o foco na dieta. Tente alternar entre uma bebida com álcool e um copo de água ou escolha opções com menos calorias, como vinhos secos ou bebidas sem açúcar.

 

  1. Mantenha-se ativo

Mesmo com a agenda preenchida, tente manter alguma atividade física regular. Fazer exercício, para além de ajudar a queimar calorias, contribui para a saúde mental e pode servir como um momento de relaxamento no meio da azáfama própria da época. Se não puder manter a rotina usual, adapte-se a opções mais rápidas e práticas, como caminhadas ou treinos de curta duração.

 

  1. Hidrate-se (muito) bem

Com a alimentação mais pesada e o consumo de álcool, é essencial manter-se hidratado. Beber água ajuda a eliminar toxinas e reduz a sensação de fome. Saiba também que muitas vezes a sede é confundida com fome, e manter-se bem hidratada ajuda a evitar exageros.

 

  1. Durma bem

Com tantos eventos, viagens e reuniões, é fácil sacrificar horas de sono. Porém, o descanso adequado é essencial para manter o equilíbrio hormonal, controlar o apetite e ter energia para as atividades do dia a dia. A falta de sono aumenta os níveis de cortisol, a hormona do stress, que pode levar ao desejo por alimentos ricos em açúcar e gordura. Para além disso, dormir bem ajuda a melhorar o humor e a disposição, o que contribui para fazer escolhas mais saudáveis.

 

  1. Priorize as relações, não a comida

Lembre-se de que o foco das festividades deve ser o convívio e as experiências compartilhadas com amigos e familiares, não o excesso de comida. Valorize as relações e o ambiente, e dê prioridade a esses momentos em vez de se concentrar nas refeições.

 

  1. Seja gentil consigo mesmo

A pressão para manter a dieta perfeita em dezembro pode gerar stress e frustração. Em vez de

se punir por um deslize, lembre-se de que cada refeição é uma nova oportunidade de fazer melhores escolhas. Tenha paciência consigo e com o seu processo, entendendo que o importante é o equilíbrio.

 

  1. Foque no longo-prazo

Uma alimentação saudável e um estilo de vida equilibrado são construídos com o tempo. Dezembro é apenas um mês, e manter uma visão de longo prazo é fundamental para não deixar que um período de festas prejudique a sua trajetória. Foque-se no que já conquistou e em como se quer sentir a longo prazo.

 

Dezembro não precisa de ser um sabotador dos seus resultados. Com um pouco de planeamento e autocontrolo, pode aproveitar o mês das festividades sem abdicar do que conquistou ao longo do ano. Mais do que outra qualquer, esta é uma época para exercitar o equilíbrio e praticar o amor-próprio.

Lembre-se de que cada escolha conta e que é possível aproveitar o melhor das festas mantendo-se firme nos seus objetivos!

Comece agora a fazer por si